contato@varasmig.com.br | +55 17 3238.2050
08
MAIO
2019

Conheça alguns dos êxitos e fracassos na proteção da natureza

Posted By :
Comments : 0

O panda gigante e o atum vermelho no Mediterrâneo são algumas das espécies cuja situação melhorou graças a medidas de proteção. No entanto, outras, como corais e tubarões, estão mais do que nunca em perigo.

Vítimas da ação humana, até um milhão de espécies de animais e plantas estão em perigo de extinção, segundo um relatório da ONU apresentado em Paris. Estes são alguns dos sucessos e fracassos em relação à proteção da natureza:

– Panda gigante –

Desde 2016, esse tesouro nacional na China não está mais entre as espécies “ameaçadas de desaparecimento” na lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN). O governo chinês intensificou seus esforços para salvar este mamífero, replantando florestas de bambu e financiando zoológicos ao redor do mundo.

No entanto, o panda gigante, que se tornou um emblema das espécies a serem protegidas, continua sendo uma espécie “vulnerável”, com menos de 2.000 indivíduos em liberdade.

– Abutre-barbudo –

Esta ave que se alimenta de ossos, que pode chegar a três metros de envergadura, quase desapareceu de vários países europeus no início do século XX.

Nos últimos trinta anos, tem sido objeto de um programa de reintegração em várias cadeias montanhosas da França, que aumentou sua população para cerca de 60 casais naquele país, mas sua situação permanece frágil.

– Atum vermelho –

O atum vermelho, tão adorado pelos japoneses, foi superexplorado por décadas no Mediterrâneo e no Atlântico até que a perspectiva de uma de suas três espécies estar a um passo de entrar na lista de espécies ameaçadas da ONU forçou o mundo da pesca agir.

Desde então, foram adotadas cotas drásticas e medidas de proteção que permitiram que a população desses peixes se recuperasse.

About the Author

Leave a Reply

*

captcha *

File not found.